Jack Ma. Foi rejeitado 30 vezes em empregos e depois tornou-se um dos mais ricos do mundo

Jack Ma não baixou os braços e criou na primeira empresa chinesa de comércio online – a Alibaba -, que é hoje um caso de sucesso e que conta com mais de 100 milhões de clientes por dia

Jack Ma. Foi rejeitado 30 vezes em empregos e depois tornou-se um dos mais ricos do mundo

Jack Ma. Assim à primeira leitura até pode ser um nome que certamente não lhe diz muita coisa. Há quem tenha considerado as suas ideias estúpidas e foi rejeitado em cerca de 30 empregos. Mas Jack Ma não desistiu perante as dificuldades e é actualmente o homem mais rico da China e um dos mais ricos do mundo.

Além de ter falhado o exame de acesso à faculdade por três vezes, não o aceitaram na polícia e no KFC, tendo sido o único a não ficar a trabalhar nesta última entre os 24 candidatos que se candidataram.

Ma poderia perfeitamente ter desistido de lutar depois de tantas contrariedades. No entanto, conseguiu convencer 17 amigos a investirem 55 mil euros na primeira empresa chinesa de comércio online – a Alibaba -, que seria criada por si.

Contudo, quando criou a empresa, decorria o ano de 1998, algo voltou a colocar-se no seu caminho. Jack ma enfrentou um grande problema ao deparar-se com a inexistência de forma de fazer pagamentos online na China, não contando posteriormente com a ajuda dos bancos para resolver esta questão.

Face a isso, o empresário decidiu criar o seu próprio programa de pagamento, designado Alipay, no qual se podia transferir pagamentos de diferentes divisas, entre compradores e vendedores internacionais. “Essa é a ideia mais estúpida que já tiveste”, disseram-lhe algumas pessoas acerca disto. “Não me importava se era estúpida desde que as pessoas a pudessem usar”, afirmou Jack Ma.

Hoje em dia, mais de 800 milhões de pessoas o Alipay e a Alibaba é detentora de 75% do mercado electrónico chinês, atraindo mais de 100 milhões de clientes por dia.

A fortuna deste milionário encontra-se avaliada em 20 mil milhões de euros.

 

Por Redacção