Paisagens portuguesas que davam cenários de filmes

Não há dúvida que há certos locais portugueses que nos deixam de boca aberta. Aqui estão alguns

Palácio da Pena

 

Situado em Sintra, no topo da Serra, o Palácio da Pena bem podia servir de cenário para o “Senhor dos Anéis”. O Palácio localiza-se na zona oriental do Parque da Pena, que é necessário percorrer para se chegar à íngreme rampa que o Barão de Eschwege construiu para se aceder à edificação acastelada. Foi ainda construído para ser observado de qualquer ponto do Parque, floresta e jardins luxuriantes com mais de quinhentas espécies arbóreas oriundas dos quatro cantos do mundo.

 

Azenhas do Mar

Também em Sintra, mais precisamente na freguesia de Colares, a aldeia das Azenhas do Mar desenvolve-se ao longo da costa, debruçando-se sobre o oceano atlântico.

Quinta da Regaleira

Inserido na paisagem cultural da Serra de Sintra, a Quinta da Regaleira é mítica não só pela sua construção, mas por toda a sua história. Um local que é obrigatório visitar.

Piódão

Classificada como “Aldeia Histórica de Portugal”, Piódão situa-se na região de Coimbra, no concelho de Arganil, perto da Serra do Açor. As suas típicas casas de xisto e lousa, com janelas em madeira de azul pintadas, descem a encosta da serra, formando um anfiteatro nesta íngreme serra, sendo por muitos apelidada de “aldeia presépio”.

Monsanto

Estamos a falar do Monsanto situado em Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco. “Monsanto não se esgota. Para lá da rudeza da pedra há uma vida própria que se deixa observar. Memória de um tempo longo que persiste no seu quotidiano.”

Berlengas

Se enjoa de barco, não aconselhamos a viagem. Caso contrário, vale a pena a visita. O Forte de São João Baptista das Berlengas, ou simplesmente a fortaleza das Berlengas, situa-se perto de Peniche. Aqui estamos no meio do oceano, ao som das gaivotas.

Algar de Benagil

Se não fosse no Algarve, pensávamos que estávamos no cenário de “Pirata das Caraíbas”. Só falta encontrar Jack Sparrow. Algar de Benagil é um dos locais divulgados quando o assunto são as praias do Algarve, inclusive pela impressa internacional. Não é para menos, esta praia/gruta de difícil acesso é descrita por muitos como sendo “fantástica.”

Loriga

A “Suíça Portuguesa” na Serra da Estrela, a cerca 770 metros de altitude, é protegida por duas sentinelas vigilantes que “parecem que tocam no céu”, e que são a Penha do Gato com cerca de 1800 metros e a Penha dos Abutres com mais de 1800 metros.

Monsaraz

Devido à sua posição geográfica, a colina de Monsaraz sempre ocupou um importante lugar na história do Concelho, tendo sido ocupada por diversos povos desde a pré-história.

Vilarinho de Negrões

Considerada uma das vilas pitorescas portuguesa mais bonitas, em Vilarinho de Negrões, no concelho de Montalegre, nem parece que estamos em Portugal. Basta olhar para a imagem.

Ponte da Misarela

E já que começámos com o “Senhor dos Anéis”, porque não acabar com a mesma saga? A Ponte da Misarela, em pleno Gerês, situa-se sobre o cristalino rio Rabagão, lembrando no filme o local onde habitavam os Elfos.

Por Redacção