Sobre o Portal Martim Moniz (PTMM)
O PTMM é uma plataforma online bilingue que pretende ser uma referencia entre a cultura portuguese e chinesa, procurando um caminho de suporte digital, multidisciplinar e de intercambio cultural, informativo e comercial entre Portugal e a China.
Para além da plataforma online, o Centro de Língua Chinesa PTMM é um centro de línguas certificada pela DGERT que tem como foco o ensino da língua chinesa (mandarim) e a língua portuguesa para os portugueses e chineses, respetivamente.
O Centro de Traduções e Interpretações serve como estrutura de apoio de comunicação entre parceiros do PTMM.
Com o foco de estimular a crescente interação entre a cultura portuguesa e chinesa, oferecemos uma resposta diversificada e credível à comunidade chinesa, que cada vez mais procura Portugal, quer como destino turístico, quer numa ótica de investimento ou até para viver.
Queremos não só dar a conhecer Portugal aos chineses, mas também incutir nos portugueses um maior interesse sobre a civilização e cultura chinesa.
A formação principal do centro é o chinês (mandarim) e o português, contudo procuramos sempre dar resposta aos pedidos de formação que nos é pedida, como por exemplo aulas de caligrafia.
Desde de textos corporativos e jurídicos a textos mais técnicos e científicos, prestamos um serviço de tradução dentro de prazos previamente acordados. Mediante pedido, os trabalhos são submetidos a certificação notarial, com a máxima celeridade, junto das entidades competentes e de acordo com a legislação em vigor.
Seja apenas uma reunião de negócios, seja uma conferência internacional de vários dias de duração, temos ao seu dispor intérpretes para darem resposta à sua necessidade.
O site do PTMM está desenhado com o objetivo de comunicar o melhor de Portugal e os portugueses para os Chineses e o melhor da China e dos chineses para os portugueses, quer em Portugal, na China ou em outros cantos do mundo.
Historicamente, o setor de retalho da comunidade chinesa residente em Lisboa esteve muito tempo concentrada no Centro Comercial da Mouraria, no Centro Comercial Martim Moniz e em zonas próximas da Praça Martim Moniz, daí o Martim Moniz ser uma parte simbólica dos chineses na capital portuguesa.
De acordo com a lenda, o Martim Moniz terá sido um nobre cavaleiro que lutou ao lado das forças cristãs sob o comando do rei D. Afonso Henriques. Em 1147 sacrificou a sua vida ao atravessar o seu próprio corpo num entreabrir de uma porta no Castelo dos Mouros (hoje Castelo S. Jorge) que permitira o tempo necessário à chegada e acesso a penetrar o castelo.
Sendo o PTMM uma plataforma online bilingue e meio de comunicação cujo objetivo é ser referencia entre a cultura portuguesa e chinesa, o PTMM não dispõe de serviços de mediação imobiliárias.
Devido a uma mudança na estratégia de posicionamento, em Maio de 2017 o PTMM deixou de providenciar espaço para o anúncio de bens imóveis de forma a focar se mais no intercambio cultural entre a cultura portuguesa e chinesa.
O PTMM é um jornal diário online, independente e livre.
Sim. Para mais informações, por favor entre em contato com parceiro@ptmm.pt
Sim. Para mais informações, por favor entre em contato com investir@ptmm.pt
Sim. Para mais informações, por favor entre em contato com recursos.humanos@ptmm.pt
A língua oficial é o Português.
A língua oficial é o Mandarim.
Devido à proximidade geográfica e linguística muitos portugueses são capazes de compreender e falar espanhol.
O nível de proficiência de inglês dos portugueses é razoável, principalmente nas grandes cidades a maioria das pessoas sabe falar inglês. A língua portuguesa é de origem latina e pertence à mesma família de línguas que o Francês, Espanhol ou Italiano, e grande parte da língua Inglesa, pelo que para um falante de português é muito fácil aprender outras línguas.
O nível de proficiência é relativamente mais baixo mas em cidades como Pequim, Xangai e Hong Kong ou nas áreas de turismo, o nível de inglês é alto.
- dialectos transmontanos e alto-minhotos;
- dialectos baixo-minhotos, durienses e beirões.
– dialectos do Centro-Litoral (estremenho-beirões);
- dialectos do Centro-Interior (ribatejano-baixo-beirão-alentejano-algarvios).
- Açores: Micaelense, dialecto São Miguel;
- Madeira: madeirense.
– Concelho de Bragança: Rionorês, Guadramilês;
– Concelho de Miranda do Douro: Mirandês.
Os principais dialetos do chinês são o mandarim, o cantonês (falado em Hong Kong, Macau e Cantão), o sichuanês (região de Sichuan e Chongqing) e o hakka (falado na porção mais ocidental da China, próxima à fronteira com o Afeganistão).
As línguas oficiais são o mandarim e o português. Durante o processo de transição, ficou acordado que o português ficaria como língua oficial até 2049. O cantonês é a língua materna da maioria dos residentes de Macau pelo que é muito usado oralmente
A língua Portuguesa é a 5ª língua mais falada no mundo, com cerca de 280 milhões de falantes.
O Português é língua oficial no Brasil, Angola, Moçambique, Timor-Leste, Guiné Equatorial, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe
É a língua mais falada do mundo atual, com mais de 1300 milhões de falantes, quase um quinto da população mundial
Em Singapura.
Com o acordo ortográfico, a escrita do português aproximou-se da fala pelo que agora é ainda mais fácil aprender esta língua.
O mandarim é uma língua complexa de se aprender. No entanto, com muito esforço e prática diária, é possível aprender a falar e a escrevê-la.
Depende de pessoa para pessoa e do seu investimento na aprendizagem da língua.
Depende de pessoa para pessoa e do seu investimento na aprendizagem da língua.
Existem diversos locais (universidades, centros de línguas) em Portugal. O Centro de Língua Chinesa do Portal Martim Moniz é um dos locais onde é garantida uma aprendizagem de sucesso. Os horários são flexíveis, existe um ensino personalizado e uma equipa multidisciplinar de formadores.
Existem diversos locais (universidades, centros de línguas) em Portugal. O Centro de Língua Chinesa do Portal Martim Moniz é um dos locais onde é garantida uma aprendizagem de sucesso. Os horários são flexíveis, existe um ensino personalizado e uma equipa multidisciplinar de formadores.
A persistência e a motivação são pontos-chave na aprendizagem, muitas vezes aprender sozinho é complicado pelo que o ensino formal (curso de mandarim) pode ser uma melhor opção. Para aperfeiçoar as habilidades linguísticas é muito importante praticar com um falante nativo. Outras formas de aprender é através de filmes, novelas, músicas, rádio etc.
A persistência e a motivação são pontos-chave na aprendizagem, muitas vezes aprender sozinho é complicado pelo que o ensino formal (curso de português) pode ser uma melhor opção. Para aperfeiçoar as habilidades linguísticas é muito importante praticar com um falante nativo. Outras formas de aprender é através de filmes, novelas, músicas, rádio etc.
Portugal está no sudoeste da Europa. O território português está delimitado a norte e leste por Espanha e a sul e oeste pelo oceano Atlântico, compreendendo uma parte continental e duas regiões autónomas: os arquipélagos dos Açores e da Madeira. Portugal é a nação mais a ocidente do continente europeu.
A China situa-se a leste do continente asiático e é delimitado a oeste pelo oceano pacífico. A China faz fronteira com 14 países (Vietname, Laos, Myanmar, Índia, Butão, Nepal, Paquistão, Afeganistão, Tajiquistão, Quirguistão, Cazaquistão, Rússia, Mongólia e Coreia do Norte).
92.212 km²
9.597.000 km²
O fuso horário de Portugal é UTC+0 (nos Açores é UTC-1). O fuso horário da China é UTC + 8
Lisboa, Sintra, Vila nova de gaia, Porto, Cascais, Loures, Braga, Matosinhos, Amadora
Xangai, Pequim, Guangzhou, Shenzhen, Tianjin, Taipei, Hongkong, Hangzhou, Chengdu.
10,35 milhões.
2,3 milhões.
1,371 mil milhões.
Mais de 50 milhões.
Não existe um número certo (possivelmente 200 pessoas).
21 402 (em 2014).
As maiores minorias étnicas são a comunidade cigana, africana, asiática (chineses).
Existem 56 etnias chinesas. Os Han constituem a maioria da população (91%).
1513: Jorge Álvares é o primeiro europeu a chegar à China, na Ilha de Lintin, no estuário do Rio das Pérolas.
1517: O mercador português Fernão Pires de Andrade estabelece o primeiro contacto comercial moderno com os chineses no estuário do Rio das Pérolas e depois em Cantão (Guangzhou).
Macau é uma das regiões administrativas especiais da República Popular da China desde 20 de Dezembro de 1999.
Situa-se na costa meridional da República Popular da China, a oeste da foz do Rio das Pérolas e a 60 km de Hong Kong, que se encontra aproximadamente a leste de Macau. Faz fronteira a norte e a oeste com a Zona Económica Especial de Zhuhai, logo fica adjacente à província de Guangdong.
A colonização de Macau teve início em meados do século XVI, com uma ocupação gradual dos navegadores portugueses que rapidamente trouxeram prosperidade ao território e transformaram-no num posto comercial entre a China, a Europa e o Japão.
Em 1967, Portugal renunciou à sua ocupação perpétua de Macau. No dia 20 de Dezembro de 1999 Macau voltou a pertencer à soberania chinesa.
A relação entre Portugal e a China é uma relação histórica, de admiração e de respeito mútuo. Macau tem sido um elo de ligação nas relações culturais e comerciais entre a China e Portugal.
O futuro apresenta-se risonho com o interesse cada vez maior para reforçar as relações bilaterais entre os dois países. Com certeza a parceria entre Portugal e a China continuará a crescer e a criar laços de dimensões superiores.